Caça: 1º Troféu Alto Douro, prova de St. Huberto

0
1070

Realizou-se no passado sábado, dia 13 de Setembro, o 1º Troféu Alto Douro, prova de St. Huberto a contar para a Taça da FACIRC (Federação das Associações de Caçadores da 1ª Região Cinegética).

O Município de Sabrosa, como Entidade Gestora da Zona de Caça Municipal organizou este evento em colaboração com a FACIRC, tendo sido patrocinado por várias empresas locais e nacionais.

O encontro e pequeno-almoço decorreram em S. Martinho de Anta, pelo que a prova foi realizada junto da aldeia de Vilar de Celas – Sabrosa. As provas de st. Huberto são uma competição desportiva, o mais aproximado possível ao ato cinegético, pelo que o concorrente é colocado sobre uma situação e terrenos típicos de caça à perdiz vermelha, acompanhado de um cão de parar,tendo aproximadamente 15 minutos para percorrer o máximo de terrenos possível e abater as duas perdizes que lhe estão destinadas.

O concorrente é avaliado por um juiz qualificado para tal, atribuindo pontuação a vários fatores como ética, normas de segurança, desportivismo, conhecimentos, precisão do tiro, eficácia e prestação do cão.

Dos 17 concorrentes, passaram à barrage (final) os dois primeiros de cada série, tendo a classificação final ficado assim ordenada:

1º Mário Brito com Perdigueiro Português;
2º Afonso Pacheco com Epagneul Breton;
3º Rui Vaz com Setter Inglês;
4º Rui Mota com Perdigueiro Português.

Entendeu a organização, atribuir um prémio para o melhor cão em prova, em que o estalão de trabalho, morfológico, ensino e prestação na prova foram alguns dos critérios definidos.A Perdigueira Portuguesa Incka, propriedade e conduzida por Mário Brito, foi a escolhida dos 17 cães em prova.

No final seguiu-se o almoço e entrega de prémios com a presença do Presidente do Município e Vereador da Gestão da Zona de Caça Municipal, salientado a importância do evento, o convívio e reforçando o empenho futuro na organização destas provas.

Ficou na memória de todos os bonitos lances de caça, o convívio, o profissionalismo, a amizade e uma manhã bem passada nas serras do concelho de Sabrosa.

 

Deixar comentário

Comentário