BCVR: Cadetes Masculinos em destaque no nacional

0
294

XXVI Campeonato Nacional de Cadetes Masculinos
Vila Real conquista lugar entre a elite do basquetebol nacional

Mais uma vez os lobos do Basket Club de Vila Real/GROUPAMA escrevem uma página histórica para o basquetebol de Trás-os-Montes e Alto Douro. Com um percurso admirável desde o escalão de iniciados, onde a capacidade de superação, a entrega ao trabalho e um espírito de luta e união poucas vezes visto, esta esquadra conquistou neste fim de semana o direito de integrar a elite do basquetebol nacional deste escalão. Nos dois jogos disputados neste fim de semana, os vila-realenses levaram a melhor diante do histórico Ginásio Figueirense, apurando-se para o campeonato nacional do escalão.

Depois de ter ultrapassado os campeões regionais de Viana do Castelo e Braga, restava o desafio de bater o representante de Coimbra. Lutando contra o calendário, que obrigou à disputa dos 2 jogos no fim de semana passado, o BCVR/GROUPAMA começou por receber em Vila Real o seu adversário. Uma vitória por 66-55 abriu a porta para a passagem tão sonhada, permitindo um conforto de 11 pontos que se mostraram fundamentais. Num jogo onde o nervosismo foi patente, o que não seria de espantar face ao que estava em jogo, o 2º período da partida foi decisivo para acumular uma vantagem de 16 pontos, que permitiram uma gestão do restante encontro. No segundo jogo da finalíssima, disputado na Figueira da Foz às 11:00 horas de domingo, uma entrada muito forte dos lobos, que permitiu angariar uma vantagem de 8 pontos foi um tónico moral que revelou ao adversário que o BCVR/GROUPAMA estava na Figueira da Foz para garantir a qualificação. Apesar das oscilações na atuação e da derrota por 45-48, os vila-realenses garantiram o passaporte para o campeonato nacional e terminaram uma odisseia de um mês, com 5 jogos disputados e atuações convincentes, que asseguram a justiça da conquista. A equipa do BCVR/GROUPAMA contou com a participação de João Cruz, Licínio Rego, Pedro Abreu, José Figueiredo, Luís Martins, João Figueiredo, Bruno Martins, Rui Fernandes, Joaquim Duarte, João Costa, Rodrigo Lima (capitão), Paulo Subtil, Pedro Ribeiro e Diogo Santos e foi orientada por Carlos Areias, Rúben Marques e José Félix.

Campeonato Nacional da 1ª Divisão (CNB 1)
Terceira vitória consecutiva faz crescer a chama
BCVR/CONFITEC – 68
Sporting de Braga – 62
Jogo disputado no Pavilhão dos Desportos de Vila Real. 25 de janeiro de 2014 – 21:00 horas. Parciais: 24-15, 12-12, 10-21, 22-14.
BCVR/CONFITEC: João Lima, José Brito (4), José Félix (8) (cap.), Igor Costa (2), Pedro Pereira (27),Luís Sousa, José Gomes (10), Miguel Rodrigues, Pedro Mota (3), Rúben Marques, Ricardo Stringfellow (6) e Tiago Rodrigues (8). Treinador: Sebastião Mota.

O Basket Club de Vila Real continua a gozar de uma boa fase de resultados, conquistando a terceira vitória consecutiva na 2ª volta do Campeonato Nacional de Basquetebol e alcançou o 3º lugar da zona norte. Uma vitória muito importante diante do Sporting de Braga (seu adversário direto na luta pelo apuramento para a 2ª fase) voltou a confirmar a legitima pretensão dos vila-realenses na sua busca pelo apuramento. Quando ficam a faltar 4 jornadas para o fim da primeira fase, com 2 jogos em casa e 2 fora, a passagem está nas mãos dos lobos, que dependem apenas de si para atingir este feito.
No jogo com o Sporting de Braga assistiu-se a altos e baixos na atuação dos vila-realenses, que lançaram alguma apreensão quanto ao desfecho do encontro. Depois de um primeiro período personalizado e de muito bom nível, a equipa entrou em claro sub-rendimento nos 2 períodos seguintes, permitindo uma reação inesperada dos minhotos. Algum desnorte e precipitação, sobretudo quando tinha a partida sob controlo, lançaram a incerteza para os minutos finais da partida. Mas aí surgiu novamente a garra e sobretudo a concentração que faltou nos minutos anteriores, com o BCVR/CONFITEC a recuperar a vantagem pontual que lhe assegurou mais 2 pontos importantes no seu percurso rumo à classificação. O próximo jogo disputa-se no dia 8 de fevereiro, em Viana do Castelo, diante do CB de Viana, um dos candidatos à passagem.

BCVR/CORGOBUS participou no 14º Memorial Mário Lemos e venceu na Taça João Mendes
A equipa de sub-12 masculina do BCVR/CORGOBUS venceu o dérbi diante da equipa mista da Diogo Cão por 65-31. Uma boa prestação da equipa e uma melhoria relativamente às atuações anteriores. Ao nível do escalão de sub-10, o BCVR/CORGOBUS participou no 14º Memorial Mário Lemos, disputado no domingo passado no Pavilhão Municipal de Esposende. Uma sessão cheia de vivacidade e com a apresentação dos novos talentos do norte de Portugal, envolvidos em diversas provas técnicas, com uma participação meritória dos vila-realenses.

Deixar comentário

Comentário