Ana Sofia Leite conquista mínimo para os Campeonatos Europeus de Natação de 2016

0
585

Ana-Sofia-LeiteAna Sofia Leite, nadadora do Ginásio Clube Vila Real, realizou o enorme feito de se qualificar para os Campeonatos Europeus de Natação de 2016, em prova realizada no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores, Seniores e Absolutos de Piscina Longa.

A nadadora vila-realense sagrou-se Campeã Nacional Absoluta na prova de 100 metros Livres, ao realizar o tempo de 56.41 batendo o Recorde Nacional Sénior e Absoluto que já durava desde 2008 e com essa mesma marca conquistou o passaporte para os Campeonatos Europeus.Após o destaque no Open de Espanha, Ana Sofia Leite voltou a evidenciar-se da melhor maneira no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores, Seniores e Absolutos de Piscina Longa com o mínimo para os Europeus de 2016,ao realizar dois Recordes Nacionais Seniores e Absolutos e ao se sagrar Campeã Nacional Sénior por três vezes e Campeã Nacional Absoluta por quatro vezes.

Além da grande prestação na prova de 100 metros Livres, a nadadora do GCVR bateu igualmente o Recorde Nacional Sénior e Absoluto na prova de 100 metros Costas com o tempo de 1.03.42, vencendo a final A da prova e sagrando-se Campeã Nacional Sénior e Absoluta. O terceiro título de Campeã Nacional surgiu na prova de 50 metros Costas onde a atleta do GCVR nadou em 29.56, confirmando-se assim como uma referência no estilo de Costas. Ana Sofia Leite conquistou o quarto título de Campeã Nacional Absoluta na estafeta de 4×50 metros Livres conjuntamente com as atletas Ana Margarida Guedes, Ana Sofia Nóbrega e Joana Pinto, nadando em 1.47.15 e vencendo a oposição dos melhores clubes nacionais.

Ana Sofia Leite alcança assim o ponto mais alto da sua carreira, após vários anos de treino e dedicação à modalidade, recebendo finalmente a recompensa por todo o esforço realizado. Esta conquista será agora uma enorme motivação para trabalhar mais e da melhor forma para que a a nadadora do GCVR possa chegar a Londres’2016 e alcançar mais uma prestação de alto nível. A presença de um atleta vila-realense num Campeonato Europeu de Natação será um feito único e que certamente muito orgulha o clube, a cidade e a região.

 

Ana Sofia Leite iguala Recorde Nacional Absoluto em Málaga

A atleta Ana Sofia Leite do Ginásio Clube Vila Real foi convocada a participar no Open de Espanha pela Seleção Nacional Absoluta. A competição teve lugar em Málaga entre 28 e 31 de Março e contou com a presença de 540 nadadores em representação de 138 clubes de 10 países. De referir ainda a convocatória do técnico João Matos para acompanhar os trabalhos da Selecção Nacional.

A nadadora do GCVR esteve em grande plano ao igualar o Recorde Nacional Sénior e Absoluto na prova de 50 metros Costas, com a marca de 29.40, sendo de realçar ainda os dois quintos lugares alcançados. Começando por nadar as eliminatórias dos 50 metros Costas com 29.63 qualificando-se em quinto lugar para a final A, sendo a única portuguesa a consegui-lo, Ana Sofia Leite manteve o quinto posto na final e melhorou o tempo da manhã para igualar o Recorde Nacional que já durava desde 2010.

Ana Leite continuou em grande destaque quando nadou depois a prova de 100 metros Livres, onde foi 10ª classificada nas eliminatórias com o tempo de 57.38 qualificando-se para a final B onde viria a registar o 11º posto final mas melhorando muito a sua melhor marca pessoal para 56.81 ficando a apenas um centésimo do Recorde Nacional Sénior e Absoluto na prova.A nadadora vila-realense nadou ainda a prova de 100 metros Costas, na qual foi 7ª nas eliminatórias com o tempo de 1.04.21 e se qualificou para a final A, onde viria a registar o quinto posto com o tempo de 1.03.60 que a deixou a apenas 15 centésimos do Recorde Nacional Absoluto.

Esta foi uma excelente prestação da nadadora do GCVR, que justificou plenamente a sua convocatória para representar a Selecção Nacional cotando-a mais uma vez como uma das melhores atletas nacionais e um exemplo para todos os vila-realenses.

 

Luís Pinto

Deixar comentário

Comentário