Alunos de Turismo promovem caminhada pela raia Luso-Galega

0
284

Os alunos do Curso de Turismo do polo de Chaves da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) promoveram hoje, 02 de abril, uma visita de estudo pela região, mais propriamente uma caminhada pela Raia Luso-Galega.

Além da observação do percurso, a iniciativa, que contou com 25 alunos e docentes da UTAD, teve como principais objetivos dar a conhecer a região, nomeadamente a Eurocidade Chaves-Verín, bem como, aprender a desenhar um produto turístico cultural, relacionado com a região transfronteiriça.

A caminhada arrancou do polo da UTAD, em Outeiro Seco, às 09h15, passando por Vila Verde da Raia até à sede da Eurocidade, na antiga alfândega de Feces de Abaixo. Ali, teve lugar um seminário sobre os trabalhos que têm sido desenvolvidos pela Eurocidade Chaves-Verín, no intuito de consolidar este território como um destino turístico de fronteira, centrada na saúde e bem-estar e identificada pela sua marca turística: “A Eurocidade da Água”. Este seminário foi conduzido por Pablo Rivera Bua do Secretariado Técnico Comum e José Sousa do Gabinete Técnico de Apoio da Eurocidade Chaves-Verín. Seguiu-se o almoço e o regresso ao estabelecimento de ensino.

Refira-se que o programa da visita de estudo incluía ainda uma caminhada até Vilarelho da Raia, acompanhando a raia fluvial e a raia seca, onde estava prevista uma visita ao Centro Cultural e ao Museu Rural da localidade, contacto com as pessoas e vivência de experiências. Não tendo sido possível, devido ao mau tempo que se fez sentir.

A Eurocidade Chaves-Verín é um projeto de cooperação transfronteiriça aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), com a participação financeira da União Europeia (cofinanciamento FEDER).

Deixar comentário

Comentário