Aguiarense no vértice do Portillín Oriental

0
682

O alpinista aguiarense Rui Duarte levou a cabo no passado dia 3 de Janeiro mais uma das suas escaladas, desta vez numa montanha da província das Astúrias, mais concretamente, o pico Portillín Oriental, com 2215 metros de altitude.

Não é a primeira vez que o mesmo se desloca à Cordilheira Cantábrica, para aí fruir de uma das suas maiores paixões: o alpinismo. Segundo o próprio, este maciço oferece condições que permitem aos amantes da escalada praticarem alpinismo invernal a um alto nível. Para tal, muito contribui o seu clima e as características e variedade do relevo, em particular, a proliferação de corredores de neve e gelo, bem como de cristas, pilares e grandes paredes rochosas.

O Portillín Oriental faz parte de um conjunto de 5 picos, mais ou menos alinhados, designados de Portillines, muito frequentados pelos escaladores, sobretudo para fazerem a sua travessia, quer no Verão, quer no Inverno.

A aventura, propriamente dita, do nosso alpinista, traduziu-se no calcorrear de uma via com cerca de 200 metros, numa escalada muito comprometida, não só porque alterna entre corredores de neve dura, placas de gelo e paredes rochosas, mas também, e sobretudo, porque foi feita em solitário.

Aqui os riscos são naturalmente maiores. Mas tal como o próprio faz questão de salientar, para além dos quinze anos de alpinismo que acumula e das várias escaladas em solitário realizadas nos últimos sete anos, junta ainda inúmeros cursos de formação frequentados em diferentes domínios/disciplinas, nomeadamente, escalada, alpinismo, orientação, resgate, socorrismo, entre outros.

Além disso, lembra que faz-se sempre acompanhar de todo o equipamento de auto-resgate necessário para qualquer emergência para, caso necessário, abandonar a escalada a qualquer momento e em segurança. No entanto, diz não enjeitar os riscos que ainda assim corre, mas sem que tal o leve a deixar-se tomar pelo medo, e assim perder a concentração.

Conclui dizendo ser importante respeitar a montanha, através da leitura possível dos sinais que ela vai dando, tomando a decisão mais sensata.

Com o objectivo de partilhar a sua aventura, Rui Duarte deixa-nos o link de um vídeo que o próprio produziu sobre a mesma: https://www.youtube.com/watch?v=H33X6kJT-7U

Deixar comentário

Comentário